Franquia Online ou Franquia Virtual, o barato do negócio!


Franquia Online ou Franquia Virtual? Independente da nomenclatura, as franquias online e franquias virtuais são aquelas que apostam no e-commerce, ou seja, no comércio pela Internet. Este modelo de negócio apresenta diversas vantagens, como custo reduzido para investir, e oferece um número cada vez maior de franquias no mercado de franchising brasileiro.

Um dos motivos que faz este tipo de franquia crescer é que o consumidor brasileiro está cada vez mais adepto ao comércio eletrônico. Só no primeiro semestre de 2011, por exemplo, 4 milhões de consumidores compraram pela primeira vez na internet. Dados como estes, da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, estimulam a criação de novas franquias de negócios online.

Franquia barata e rentável – Sem dúvida, o mercado de franquias online tem se tornado uma grande oportunidade de negócio para os empreendedores brasileiros. Apesar do aumento, ainda há poucas redes de franshising voltadas para o negócio online.

O baixo investimento na franquia é um dos principais atrativos do modelo de franquia online ou franquia virtual. Para algumas marcas, o investimento é de menos de três mil reais. Há claro que se estudar muito bem onde investir o seu dinheiro. Assim, como qualquer franquia, é preciso analisar detalhadamente a rede de franshising antes de assinar o contrato. Uma dica importante é visitar pessoalmente a sede da empresa e conhecer outros franqueados.

No modelo de franquia online, quase todo o trabalho é realizado virtualmente. O franqueado irá gerenciar estoque, pedidos, divulgação, atendimento, etc. por meio da Internet. Praticamente tudo é feito online e o uso das redes sociais será obrigatório. Em geral, o franqueado precisa apenas de computador, acesso à internet e, em algumas franquias, um número mínimo de funcionários para iniciar o negócio.  Porém, algumas franquias irão exigir que parte do trabalho seja feito fora do mundo virtual, como visita a potenciais clientes ou parceiros.

Importante – Para abrir uma franquia online ou virtual é necessário estar ciente de todos os custos adicionais, como custos com internet, telefone, manutenção do computador, locomoção, logística, campanhas de marketing online, etc.

One Response to Franquia Online ou Franquia Virtual, o barato do negócio!

  1. Pingback: As melhores franquias de 2012: o que é microfranquia barata? InvestirFranquia Barata 2012